Esta cidade é realmente maravilhosa. A mais bonita do país a par de Lisboa!!!
Tão só Viana do Castelo.
Cidade maravilhosa
Um sábado diferente
Este sábado, ocorreu aquela que é a uma ocasião única no ano para mim; fazer uma vindima. Todos os anos, desde que sou miudo, que faço esta vindima nas vinhas que eram dos meus avós, e que agora são mantidas por dois dos meus tios. È sempre com prazer redobrado que compareço, e revejo pessoas, que apesar de viverem perto, só nos encontramos nesta data práticamente. Conheci a maior parte deles ainda gaiato, quando a minha função ainda era apanhar bagos do chão. Com o correr dos anos fui subindo até ter direito a uma escada para subir as ramadas. Que orgulho na altura.
Com o passar dos anos, as vinhas foram diminuindo, dando lugar a algumas construções de familia, minha inclusive, e hoje já só metade do pessoal é necessário e só por meio-dia. Antigamente, era todo o dia, e cerca de 30 pessoas, Agora está pela metade em tudo. Pessoas, duração, vinho, festa. Mas continua a ser agradável.
Começamos às 07.30, paramos às 10 para o lanche, com bacalhau, figado, febras, pão e vinho, e depois é sempre a aviar até cerca das 13.30, quando tudo finda. Segue-se o almoço, com as histórias de sempre, as piadas, os assuntos do momento, tudo em amena cavaqueira e boa disposição, Depois do almoço, enquanto alguns vão ainda pisar um bocado o vinho, outro juntam-se a jogar sueca, e abeber umas canecas da casa. Nunca perguntei aos meus tios, mas deve ficar caro este dia.
Ao fim da tarde, começa a debandada, alguns "sozinhos", outros "acompanhados", se me estão a perceber.
Depois da vindima, eu tinha um jantar marcado, já habitual,pois realiza-se todos os anos nesta altura, e que comemora o aniversário da FNA de Rebordões, terra da carla. A FNA, mais não é do que um agrupamento de antigos escuteiros, e que alem deste jantar, organizam diversas actividades, ao longo do ano, como acampamentos, passeios, jogos. Embora não conheça toda a gente, é sempre uma noite agradável e palco de alguns reencontros tambem.
Este ano o jantar foi diferente do habitual, e em vez de um restaurante, optaram por conseguir um espaço, e serviram um porco no espeto, que está muito na voga por estes lados. Já tinha ouvido falar, inclusive sido convidado, mas nunca se tinha proporcionado, e andava com curiosidade. Posso dizer, que sem ser nada do outro mundo, é agradável. Foi posto um enorme porco a assar inteiro, sobre as brasas e depois iam desfazendo em bocados muito finos, conforme a necessidade. A carne era boa, com um molho muito picante, como eu gosto, e a fòrmula proporciona um convivio salutar.
Depois dos parabéns e do bolo, mais alguma conversa, umas cervejitas, e casa, que o corpo já se começava a ressentir do esforço deste dia.
Foi um sábado diferente, mas extremamente agradável. A vida é mesmo bela.
Até para o ano.
0 comentários | Etiquetas: FNA, porco no espeto, vindimas
Apfelstrudel
Hoje aproveitando o facto de estar em casa, e não ter nada para fazer, decidi-me a realizar uma ideia antiga; fazer um apfelstrudel(strudel de maçã).
Durante a manhã fui comprar tudo o necessário para a feitura, e depois do almoço e findos alguns afazeres, lá deitei mãos à obra.
A parte mais dificil para mim, foi estender a massa folhada, pois estava sempre a abrir, e ainda por cima tem que ficar muito fina. Mas lá consegui, e depois de preparar o recheio, foi só encher a massa, enrolá-la e meter ao forno.
O resultado final foi que em termos estéticos, o strudel não ficou muito bonito, pois partiu e o recheio ficou um pouco à vista, mas em termos de sabor ficou delicioso. Fica a foto:
Podem ver a receita aqui e um video de como fazer aqui.
Feiras Novas
No próximo sábado, lá estarei em mais umas Feiras Novas, as tradicionais festas de Ponte de Lima.
Gosto imenso destas festas, às quais regressei o ano passado, depois de vários anos de ausencia.Recordo-me de as conhecer, já lá vão cerca de 20 anos, quando passava muito tempo em Viana do Castelo((juntamente com Lisboa, a cidade mais bonita de Portugal), e os meus amigos de lá me levaram a conhecer essa romaria, que é realmente fantástica.
Sendo uma festa popular, como todas as outras, é no entanto diferente, quer no tipo de pessoas que encontramos, quer no próprio ambiente que se vive.
Tem de tudo.Começa nas centenas ou milhares de concertinas que se vêem e ouvem, em cada canto, em cada esquina, nos cantares ao desafio pelas ruas e ruelas, nas danças em que somos levados e contagiados a participar, na alegria que se nota nas pessoas, próprias de quem está bem a gozar em plenitude, e vai acabar nas mfamosas madrugadas da Rampinha, rua estreita e longa onde se juntam os novo, mas tambem alguns menos novos(vide eu), e que com os seus bares e a habitual discoteca ao ar livre, torna aquele espaço apertado, ainda mais apertado, que até parece que somos transportados no ar.
É realmente linda e alegre esta festa, tal como o são as Sebastianas em Freamunde. É o Minho no seu melhor.
Convido-os a irem um dia, pois tenho a certeza que vão gostar.Entretanto se quiserem saber mais, vejam aqui.
Até sábado, ò bela Ponte de Lima e oxalá o S.Pedro ajude.
Uffaaaa!!!
A primeira já está!
Custa imenso, quando recomeçamos o trabalho depois das férias.
O corpo não reage, a mente está adormecida, a vontade é pouca, as noites curtas, porque não apetece ir para a cama. Enfim, um rol de coisas que tornam a primeira semana de trabalho pós-férias, um castigo. Mas "life goes on", e há que lutar contra a letargia, porque alguém tem que pagar as contas ao fim do mês. Ai, senão...
Cidade maravilhosa
End of Line
Acabou. Oficialmente, as minhas férias acabaram. A partir de agora é um fim de semana normal.Foram quatro semanas que souberam a pouco, mas bem gozadas, dentro do possivel.É tempo de nova faina.
Esperemos pelas próximas, sempre com a expectativa de novas descobertas, dias de descanso e do prazer das pequenas coisas.
Até lá...