Feiras Novas

| quarta-feira, 16 de setembro de 2009

No próximo sábado, lá estarei em mais umas Feiras Novas, as tradicionais festas de Ponte de Lima.
Gosto imenso destas festas, às quais regressei o ano passado, depois de vários anos de ausencia.Recordo-me de as conhecer, já lá vão cerca de 20 anos, quando passava muito tempo em Viana do Castelo((juntamente com Lisboa, a cidade mais bonita de Portugal), e os meus amigos de lá me levaram a conhecer essa romaria, que é realmente fantástica.
Sendo uma festa popular, como todas as outras, é no entanto diferente, quer no tipo de pessoas que encontramos, quer no próprio ambiente que se vive.
Tem de tudo.Começa nas centenas ou milhares de concertinas que se vêem e ouvem, em cada canto, em cada esquina, nos cantares ao desafio pelas ruas e ruelas, nas danças em que somos levados e contagiados a participar, na alegria que se nota nas pessoas, próprias de quem está bem a gozar em plenitude, e vai acabar nas mfamosas madrugadas da Rampinha, rua estreita e longa onde se juntam os novo, mas tambem alguns menos novos(vide eu), e que com os seus bares e a habitual discoteca ao ar livre, torna aquele espaço apertado, ainda mais apertado, que até parece que somos transportados no ar.
É realmente linda e alegre esta festa, tal como o são as Sebastianas em Freamunde. É o Minho no seu melhor.
Convido-os a irem um dia, pois tenho a certeza que vão gostar.Entretanto se quiserem saber mais, vejam aqui.
Até sábado, ò bela Ponte de Lima e oxalá o S.Pedro ajude.

0 comentários: